O que são Orikis? : Uma introdução sobre um dos gêneros da literatura Oral Yorubá.
Ivan Poli :ife_ife_ni@yahoo.com.br
Introdução
"Ouvimos falar muito,quando resolvemos falar dos Yorubás , da chamada Nagocracia, e que na verdade outros povos da África que igualmente nos constituíram através de suas diásporas, não são tratados com a mesma relevância. Contudo o que vemos na verdade, em relação aos nagôs, e em parte por responsabilidade do estereótipo da Nagocracia, é algo que nomeio de Nagonomia.
Este povo tão importante na nossa formação e que tem sua inegável marca em nossa constituição cultural e identitária, na maioria das obras a que a eles se referem, são vistos e observados somente no contexto religioso. Salvo raras exceções como Risério, Lépine, Salami, uma parte da obra de Verger, Wande e outros autores da Universidade de Ile Ife, é como se os Yorubás não pudessem ser objeto de estudos em um contexto histórico ou antropológico.
Inclusive os mitos dos Orixás, normalmente são vistos somente no contexto de sua mística, como se não tivessem também um papel civilizatório e pedagógico, que tenham influenciado a sociedades africanas de onde são originários e muito menos os povos que se formaram com a contribuição da diáspora Yorubá, como nós brasileiros."
Quer ler mais? Acesse: https://docs.google.com/document/edit?id=1PxlWkfaJhfDL-Orcvl-3UjhETwumcaKS0b_rVNDWsX4&hl=en
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.