terça-feira, 5 de outubro de 2010

Eventos Dia da Consciência Negra



Parece longe... mas o tempo voa! A Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista, 37, já divulgou os eventos que acontecerão no dia da Consciência Negra. Temos, por enquanto:

15h – Rimas de Zumbi
Mostra de algumas artes que fazem parte do musical “Rimas de Zumbi”, idealizado pelo grupo Massala Diversidade Cultural. O objetivo é reforçar e pesquisar a identidade da cultura negra e urbana por meio do resgate histórico de um grande ícone da cultura negra nacional. A linguagem do hip hop e o grafite aparecem como elementos contemporâneos. O grafite tem como tema “Zumbi dos Palmares” e será realizado pelo artista plástico Smul. O rap se manifesta pelo trabalho interpretativo de MC Cassiano Sena, também conhecido por Dan Dan.

16h – Grupo Camiranga
“Camiranga é urubu. Um de pena marrom e cabeça vermelha, o que se arrisca. Sem a sua aprovação, nem larva come a carne. Injustamente malvisto e malfalado, como todo urubu, é mestre na arte de planar. Procura entre os cheiros que sobem da terra o que lhe cabe. Quando encontra, cumpre com majestade sua função na Terra, transformando carne podre em energia e vitalidade para voar, voar, voar...”

18h – Sarau Chama Poética: “Consciência Negra”
O sarau evoca a cultura afro-brasileira por meio da música e da poesia. Lula Barbosa, cantor e compositor, apresentará composições próprias e interpretará grandes cantores da MPB. O cantor, declamador e escritor José Domingos cantará, entre outras músicas, alguns dos afro-sambas de Vinícius de Morais e Baden Powell e declamará textos. O Grupo Poema Novo apresentará músicas e textos relacionados ao tema. Alex Dias e Fernanda de Almeida Prado dirigem o sarau e declamarão poemas como “Plantei-me qual raiz no solo arcano”, de Antônio Lázaro de Almeida Prado; “Minhas Raças”, de Alex Dias; “Eu me sinto grimpado”, de Mário de Andrade, entre outros.

21h – Grupo Curima
O Grupo Curima faz uma releitura de canções da tradição afro-brasileira e também compõe curimbas (rezas cantadas), com base na vivência do intérprete Paulo Brito na cultura Yorubá e da diversidade musical de seus componentes. Este repertório popular e moderno é explorado numa visão contemporânea dos cantos aos Orixás, com a marca da simplicidade e espiritualidade presentes nesse universo musical. www.myspace.com/grupocurima.

Programem-se e divirtam-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.