quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mitologia Yorubá através de orikis III


Dando continuidade aos textos, temos os mitos de Nanã, Oxum e Yansã.


quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mitologia Yorubá através de orikis II


Hoje, 20 de janeiro, postamos o texto sobre os orikis de Oxossi, para deleite de vocês.


Aniversário Baque Estendal


Estão todos convidados a comemorar os dois anos de vida do grupo de estudos de cultura popular de Osasco Baque Estendal, será dia 29/01/2011 a partir das 13h00.
Vai rolar muita dança! Oficinas de Maracatu, Coco, Frevo, Jongo, Folia de Reis e muito mais! Não percam esta celebração.



Local: Casa de Angola ( Rua Visconde de Nova Granada, 513 - ao lado do Centro de Eventos Pedro Bortoloso) Osasco

Exibir mapa ampliado

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Mitologia Yorubá através de orikis I


Vamos começar a postar textos desenvolvidos por Ivan Poli, ministrante dos cursos sobre cultura e mitologia Yorubá. São diversos textos, sobre a mitologia dos orixás a partir de seus orikis , produzidos no ano passado ao longo dos cursos.

Hoje disponibilizamos os textos sobre os mitos de Exu, Ogum e Xangô(.Clique na imagem, qualquer problema com o arquivo, nos mande um e-mail)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cursos de férias no Centro Cultural Africano


Cursos de férias no Centro Cultural Africano na Barra Funda, ministrado por nosso colaborador Ivan Poli, ao longo do mes de fevereiro. A grade de cursos é a seguinte:


1- Os Mitos da Criação Masculinos da Civilização Yorubá - O herói africano (yorubá).
dia 05/02/11 ( sábado )
das 13: 00 as 17:30 horas
Taxa: Rs 30,00
2 - Os Mitos Femininos na Civilização Yorubá - As heroinas africanas (yorubás).
dia 12/02/11 (sábado)
das 13:00 as 17:30 horas
Taxa: Rs 30,00
3 - Os Odus de Ifá ( Patrimonio Histórico-Cultural da Oralidade Yorubá ) a partir da Obra Clássica " Ifa Divination Poetry " de Abimbola Wande
dias 19 e 20/02/11 ( sábado e domingo)
das 13:30 as 16:30 no sábado e continuando no domingo das 13:00 as 17:00
Taxa: Rs 30,00
Importante Observação:
- A renda dos dois primeiros cursos será revertida para os projetos de extensão cultural do Centro Cultural Africano e para o Projeto Educacional e Assitencial do Templo de Oxum em Osogbo( Cidade de Oxum na Nigéria- África) dirigido pela Sacerdotisa Mor do Templo de Oxum em Osogbo.
- A renda do Terceiro Curso será revertida para os projetos de extensão cultural do Centro Cultural Africano e para o Projeto Educacional do Instituto Ifa Heritage em Oyo (Principal Centro de Formação de Babalawos, responsáveis pela continuidade das tradições orais e educacionais dos Odus de Ifá na Nigéria- África) dirigido por Abimbola Wande.

http://www.centroculturalafricano.org/plus/


Correio Nagô


Olá pessoas! Divulgamos hoje um espaço on line super bacana, o
Correio Nagô, um site onde vocês encontram videos, fotos, notícias e grupos que discutem cultura, sociedade e ação política ,além de divulgar eventos relacionados à cultura afro.
http://correionago.ning.com/

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Musicas para orixás

Este vídeo é um presente para todos que seguem o blog e que se interessam pela cultura afro brasileira, aqueles que se despem do preconceito(entendido como conceitos pré-concebidos), e abrem os olhos e almas para se maravilharem com a beleza, indiferentemente de crenças. A beleza do corpo, da voz e das cores. Degustem.








Um Pouco de Maracatu


A profª Aracelli, integrante do grupo de estudos de cultura popular Baque Estendal, disponibilizou alguns textos sobre danças afro-brasileiras.Posto o texto sobre maracatu, interessante para quem não possui informações sobre o que seja esta dança. Agora quem estiver a fim de mexer o esqueleto ao som do Maracatu, pode frequentar as aulas de dança e percussão gratuitas na Casa de Angola, um espaço cedido pela prefeitura de Osasco, que fica na Av. Visconde de Nova Granada, 503. Ao lado do Centro de Eventos Pedro Bortoloso.

Todos os sábados a partir das 15:00hs.

Para participar não é preciso inscrição e nem existe limite de idade.

Horários:

Das 15:00 até as 16:30 – Aulas de dança.

Das 16:30 até as 17:30 – Aulas de percussão para iniciantes.

https://docs.google.com/document/d/1iuxWrrUgaOqCczrvC5Dn41sXpmonkCWCLJYEh15w3Sc/edit?hl=pt_BR&authkey=CNq4kYgH

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Cinema- A Batalha de Argel


Olá! Mais um filme imperdível para todos que se interessam pela História da África contemporânea e por cinema de qualidade, é a obra A Batalha de Argel, de Gillo Pontecorvo. Abaixo resenha do filme por Alexsandro, estudante de História da FFLCH-USP. Divirtam-se.

https://docs.google.com/document/d/1ZcAsBYVW_f-HLmz2GsRQsDrXkpxsoEaehX1-NfObxH0/edit?hl=pt_BR

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Vamos Viajar?


Sem sair da frente do computador! Como assim? Através de uma visita virtual ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em Alagoas. O parque memorial foi implantado em 2007 em um platô na Serra da Barriga, espaço tombado pelo patrimonio histórico, e reconstitui algums dos espaços que existiram no quilombo de Palmares. Clicando no link abaixo, você encontrará a imagem do parque , que dá início a visita virtual.Boa viagem!


http://serradabarriga.palmares.gov.br/

Voltamos!


Olá caros leitores, desaparecemos por um tempo por motivos de força maior( fim de semestre na facul..) agora, gozando de algumas férias, retornaremos com tudo!

A Pinacoteca de São Paulo está com uma exposição até o dia 09/01 chamada:
O Lado de Lá - Angola, Congo, Benin. São cerca de 30 imagens do fotógrafo Ricardo Teles, feitas entre 2005 e 2010, que retratam locais na África, cenas cotidianas, rituais, lugares históricos, buscando aproximar nosso olhar para o lado de lá. Não percam.



Pinacoteca do Estado
Praça da luz, 02
Tel. (11) 3324-1000
Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h
Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00
Grátis aos sábados.
Estudantes com carteirinha pagam meia entrada.
Crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.