terça-feira, 17 de janeiro de 2012

III Ekán de Axé - Yabás

É dia 21/01, na Rua da Consolação, 1623, das 14h às 19h. Mesa com Kiusam de Oliveira, Erica Teodoro, Dyewá Rosa, Solange de Oyá, e depois da mesa, Samba de Roda com a Nega Duda. Que beleza não! Bora lá!




Elenco para peça "Xangô"

Olá car@s leitores! Recebemos esta mensagem por email de uma amiga. Segue para divulgação para vocês!

"A quem possa interessar,
Fabio Bento procura atores afrodescendentes para Peca - Xango!!!
Necessário cantar e dançar. Contato:
01163115248 ,enviar email com fotos e curriculo para fabiobento@live.com.
Fica a dica e boa sorte!"

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Ano novo, Luta nova

Olá caros leitores/as do blog! Iniciamos nossas postagens de 2012 agradecendo a todos/as que leêm o blog e que o divulgam. Também nos desculpamos pela baixa postagem em dezembro. 
 Chamamos a todos/as que quizerem contribuir com o blog divulgando eventos, livros, notícias, filmes, enfim tudo que se relacione com a temática africana e afro brasileira a nos contatar via email ok!

A primeira postagem do ano se refere ao movimento que o Núcleo de Consciência Negra na USP http://www.nucleocn.org/node/6 está desenvolvendo em prol da manutenção de sua sede no campus Butantã. Via Facebook, eles pedem apoio com assinaturas contra a demolição do barracão no qual estão alocados, e por uma oficialização da sede pela Reitoria da USP. Este núcleo possui história de mais de 20 anos dentro da Universidade em prol da ação socio-cultural ligada à cultura negra, contra o racismo. É responsável por um cursinho popular e por atividades desenvolvidas dentro do barracão, que em 21 de dezembro de 2011 quase foi demolido.
Assinem e divulguem por que a luta está acontecendo, contra a impundade que atua na gestão do reitor Grandino Rodas. 

Nota Pública do Núcleo de Consciência Negra na USP (NCN) sobre a tentativa de demolição do seu barracão (05/01/2012)

por Núcleo De Consciência Negra, quinta, 5 de Janeiro de 2012 às 22:47
> Nota Pública do Núcleo de Consciência Negra na USP (NCN)
 sobre a tentativa de demolição do seu barracão (05/01/2012)

No dia 21 de dezembro de 2011, o Núcleo de Consciência Negra na USP (NCN) foi surpreendido por uma tentativa de demolição do barracão onde desenvolve suas atividades no Campus Butantã da Universidade de São Paulo. Por conta disso, o barracão ficou sem fornecimento de água durante um dia e as aulas do seu Cursinho Popular Pré-Vestibular para 2ª fase da FUVEST tiveram de ser canceladas.

A tentativa de demolição aconteceu no período de férias, quando o campus fica praticamente vazio. Esse ataque ao NCN é mais um dos muitos ataques sofridos por aqueles que lutam pela democratização da USP, para que nela estudem jovens negros e da classe trabalhadora e para que o conhecimento gerado seja usado em benefício da sociedade e não do mercado.

O campus Butantã da Universidade de São Paulo possui 7.443.770 m², o que equivale a 1.838 campos de futebol. Apesar disso, a Reitoria da USP não apresentou até o momento uma alternativa de espaço para que o Núcleo de Consciência Negra na USP desenvolva seus projetos políticos e educacionais. A Reitoria quer que o NCN desocupe o barracão onde está localizado, tentando forçar o fim da entidade. Essa ação de repressão está diretamente ligada à criminalização da pobreza e à perseguição aos movimentos sociais dentro e fora dos muros da USP.

Nós, apoiadores e membros do Núcleo de Consciência Negra na USP não desistiremos da luta política histórica em prol da ampliação da diversidade étnico-racial no ambiente acadêmico. Repudiamos a ação truculenta, elitista e, no limite, racista da USP contra o NCN. Não nos calaremos diante de qualquer intervenção contra a organização e a autonomia política dentro da Universidade por ordem unilateral da reitoria ou de outros órgãos da USP, como temos visto acontecer.

O Núcleo de Consciência Negra na USP é uma entidade sem fins lucrativos localizada há 24 anos no campus Butantã da USP e sempre lutou pela implementação de Cotas Sócio-Raciais como meio de reparação histórica ao povo negro brasileiro. Atualmente, a entidade mantém a Biblioteca Carolina Maria de Jesus, um Cursinho Popular Pré-Vestibular, um Centro de Estudo de Idiomas e oficinas de Teatro e de Comunicação, além de atividades culturais, seminários e palestras sobre a história, as demandas sociais e a cultura afrobrasileira.

Comitê Em Defesa do Núcleo de Consciência Negra na USP

Para assinar a Nota, contate:  nucleodeconsciencianegra@gmail.com
Acesse e adicione-noa no Facebook: www.facebook.com/nucleodeconsciencianegra