segunda-feira, 21 de junho de 2010

Casa das Áfricas

Olá! Indicamos desta vez um passeio pela Casa das Áfricas, um espaço fabuloso, que conta com biblioteca e midioteca, cursos, palestras e um site onde vocês têm acesso ao acervo, textos e vídeos de palestras também. Uma ótima pedida para quem está interessado em se aprofundar no universo das Áfricas. O espaço fica em São Paulo, próximo ao metrô Vila Madalena.


terça-feira, 8 de junho de 2010

Programaçao junho na biblioteca!

Confiram a programaçao do mês de junho na biblioteca de Osasco.Se programem e aproveitem estes encontros ,de poesia,musica,dança e muito mais!

07/06

11h

Abertura

16 e 23/06

16h

18/06

15h

PROJETO PARCERIA BIBLIOTECA/ESCOLA

COLÉGIO PADRE ANCHIETA participa como parceiro da BPML do Ciclo de Cultura Afrobrasileira com exposição, palestras e oficina de artesanato, produtos de projeto coordenado pela Professora Rosana Motta e supervisionado pelo Professor José Antonio Figueiredo Antiório

EXPOSIÇÃO

“CONHECENDO A ÁFRICA DO SUL, PAÍS SEDE DA COPA 2010”

Ø Realização : Colégio Padre Anchieta

Ø Participação : professores , estudantes e dirigentes do colégio

Ø Visitas monitoradas devem ser previamente agendadas

Ø Conteúdo:

* história das muitas lutas e conquistas, cujo líder maior, Nelson Mandela, é a figura de grande expressão

* retrospectiva das cinco Copas de Futebol ganhas pelo Brasil

PALESTRAS “AIDS NA ÁFRICA DO SUL

Um problema social e cultural

Palestrante : Profª Luciana Batelli M. Fornazeiro

OFICINA “ARTESANATO COM MOTIVOS AFRICANOS”

Orientadoras : Profªs Dalva de Oliveira e Rosana Motta, do Colégio Padre Anchieta

> Confecção de Bijuterias com papel


http://docs.google.com/Doc?docid=0AbwgVPetXn5OZGdkMnZzZjZfMTJycG0zeDlyZw&hl=en

PROJETO CIRCULOS DE CULTURA PARCERIA BIBLIOTECA PÚBLICA MONTEIRO LOBATO / ESCOLAS

PROJETO CIRCULOS DE CULTURA

PARCERIA BIBLIOTECA PÚBLICA MONTEIRO LOBATO / ESCOLAS


Parceria da biblioteca com as escolas da região para a realização de instalações, exposições, palestras e oficinas na biblioteca , integrando os temas geradores dos círculos de cultura que são a base do projeto de extensão cultural implantado na Biblioteca Pública Monteiro Lobato.

O objetivo dos círculos de cultura, tão caros ao educador Paulo Freire, é reunir pessoas para compartilhar saberes e construir conhecimentos que as levem a ações transformadoras da sociedade.

Ao indicar temas geradores e estabelecer parcerias , a BPML oferece pesquisas direcionadas e atividades como workshops, rodas de leitura e contação de histórias , bem como espaço para exposição do projeto da escola/educador e da produção dos educandos ou grupos envolvidos, VALORIZANDO O EDUCADOR, O EDUCANDO, A ESCOLA, PROMOVENDO A COMUNIDADE.

Neste ano de 2010 , o tema gerador dos círculos de cultura é "Cultura Afrobrasileira" e a BPML, até o momento, tem estabelecidas parcerias com a Casa de Angola, por intermédio do Professor Henrique Teramoto , com o Grupo de Pesquisas de Cultura Brasileira Baque Estendal, por meio da orientadora de dança Aracelly com os estudantes de História da Universidade São Paulo , Sabrina da Paixão Brésio , Ivan Poli e Rafael de Almeida, com as Escolas Estaduais Armando Gaban e Antonio Raposo Tavares , com os colégios Prisma, Padre Anchieta e Fernão Dias Pais.

A parceria está aberta a universitários, professores e escolas que tenham projetos que se ajustem ao tema gerador e se disponham a participar dos círculos de cultura na BPML, entrando em contato com o Setor de Extensão Cultural , 3685 1648, 3682 2711, ramal 24 , com Marili Alexandre.

Danças Afrobrasileiras

Danças Afrobrasileiras

Workshop de Ciranda e Coco com a orientadora de dança Celli do Grupo de Estudos em Cultura Popular Brasileira Baque Estendal e convidados

Ø 11 de junho de 2010, das 19h às 21 h

Ø Auditório da biblioteca

Gratuito!

Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
Rua Marechal Rondon, 260
Osasco - São Paulo
(0xx)11 2225-0681

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Filme - As estátuas também morrem

Oi! Indicamos este filme, "As estátuas também morrem",de1953, dirigido por Alan Resnais e Chris Marker,e que traz uma visão muito interessanto do que chamamos arte africana.Um filme que foi censurado e mutilado, apresentando apenas 30 minutos.Vemos estátuas conversando, encerradas em seus museus e vitrines,buscando significados no escuro. Através de uma narração off, somos levados à África colonial, onde a relação da arte e do sagrado ,em contato com a ocupação e espoliação feita pela colonização, levam á banalização do significado maior das produções artísticas das sociedade africana.
O filme pode ser baixado sem riscos, inteiro e legendado no blog O Sétimo Projetor. Programa para o feriado!





exposiçao colégio Padre Anchieta

Olá pessoas! Em Osasco, na Biblioteca, estamos construindo,paulatinamente, círculos de cultura. Os temas são variados, os materiais são os mais diversos, todos girando em torno da cultura africana e afrobrasileira. Nestas parcerias, contamos com as escolas de Osasco, que estão trabalhando temas ligados á África. Este mês temos o Colégio Padre Anchieta, com a exposição:"Conhecendo a África do Sul", que terá sua abertura dia 07 de junho ás 11h00, na Biblioteca de Osasco. Espero vocês lá!

https://docs.google.com/fileview?id=11LCGSwmu-ub-tTRjrNz7FrLNjzcEpvdNWNxSfWMF8EfvJfVVmUvMb7Vnmfrq&hl=en&authkey=undefined

Tradição oral

Este é um trecho de um fabuloso texto que gostaria de repartir com vocês, o texto de A. Hampaté Bâ, A Tradição Viva, onde o autor trata sobre a tradiçao oral africana,como ela se constitui e se mantêm até hoje, na figura de mestres. Este é um texto que o mestre Danfo Sine declama antes de começar uma historia. O respeito aos mestres anteriores, que remontam os ancestrais, parace muito familiar,se pensarmos na deferencia que existe entre mestre-discípulo na capoeira,por exemplo. Saboreiem!
Amadou Hampaté Bâ (1901-.Mali/1991,Bandiagara)

“Oh Alma de meu Mestre Tiemablem Samaké!
Oh, Almas dos velhos ferreiros e dos velhos tecelões,
Primeiros ancestrais iniciadores vindos do Leste!
Oh, Jigi, grande carneiro que por primeiro soprou
Na trombeta do Komo,
Vindo sobre o Jeliba (Níger)!
Acercai-vos e escutai-me.
Em concordância com vossos dizeres
Vou contar aos meus ouvintes
Como as coisas aconteceram,
Desde vós, no passado, até nós, no presente,
Para que as palavras sejam precisamente guardadas
E fielmente transmitidas
Aos homens de amanhã
Que serão nossos filhos
E os filhos de nossos filhos.
Segurai firme, ó ancestrais, as rédeas de minha língua!
Guiai o brotar das minhas palavras
A fim de que possam seguir e respeitar
Sua ordem natural.”

(Danfo Sine, grande Doma bambara ,ou seja, o “conhecedor” um mestre ,possuidor do conhecimento total da tradição- A tradição viva, Amadou Hampaté Bâ.in História Geral da África I. São Paulo, UNESCO; Ática, 1980.)