quarta-feira, 2 de junho de 2010

Tradição oral

Este é um trecho de um fabuloso texto que gostaria de repartir com vocês, o texto de A. Hampaté Bâ, A Tradição Viva, onde o autor trata sobre a tradiçao oral africana,como ela se constitui e se mantêm até hoje, na figura de mestres. Este é um texto que o mestre Danfo Sine declama antes de começar uma historia. O respeito aos mestres anteriores, que remontam os ancestrais, parace muito familiar,se pensarmos na deferencia que existe entre mestre-discípulo na capoeira,por exemplo. Saboreiem!
Amadou Hampaté Bâ (1901-.Mali/1991,Bandiagara)

“Oh Alma de meu Mestre Tiemablem Samaké!
Oh, Almas dos velhos ferreiros e dos velhos tecelões,
Primeiros ancestrais iniciadores vindos do Leste!
Oh, Jigi, grande carneiro que por primeiro soprou
Na trombeta do Komo,
Vindo sobre o Jeliba (Níger)!
Acercai-vos e escutai-me.
Em concordância com vossos dizeres
Vou contar aos meus ouvintes
Como as coisas aconteceram,
Desde vós, no passado, até nós, no presente,
Para que as palavras sejam precisamente guardadas
E fielmente transmitidas
Aos homens de amanhã
Que serão nossos filhos
E os filhos de nossos filhos.
Segurai firme, ó ancestrais, as rédeas de minha língua!
Guiai o brotar das minhas palavras
A fim de que possam seguir e respeitar
Sua ordem natural.”

(Danfo Sine, grande Doma bambara ,ou seja, o “conhecedor” um mestre ,possuidor do conhecimento total da tradição- A tradição viva, Amadou Hampaté Bâ.in História Geral da África I. São Paulo, UNESCO; Ática, 1980.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.