segunda-feira, 31 de maio de 2010

História da África & Afrodescendentes na escola

Bem, vocês sabem que agora a História da África e dos Afrodescendentes engloba o currículo do ensino fundamental e médio,através da Lei No 10.639.(texto na íntegra aqui: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/2003/L10.639.htm)

Claro que esta disposição causou e causa debates e discussões sobre como trabalhar esta vasta história, como e quais materiais utilizar,etc etc.
Por causa desta nova área aberta no ensino, o volume de livros e outros materias didaticos e paradidáticos foi ampliado enormemente. Mas, eles são realmente completos, que tipo de visão da história da África e afrodescendentes eles desenvolvem? Pensando nestas questões ,e em outras mais, a turma do curso de História da África e dos Afrodescendentes no Brasil, do departamento de História da USP, sob orientação da Profª Drª Maria Cristina Cortez Wissenbach, está desenvolvendo um trabalho,em grupos, para análise e produçao de materiais sobre estas obras paradidaticas(livros infanto-juvenis), que serão, posteriormente, disponibilizadas na Net.
Vamos postando indicações de livros e nossas análises sobre eles;


Vocês também encontram dificuldades para tratar sobre o tema em sala de aula? Ou para encontrar materiais para trabalhar estes temas? Comentem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.