terça-feira, 20 de setembro de 2011

II Ekan de Axé - Homenageado do Mês Cosme e Damiã

É neste sábado,  24 de setembro, das 15:00  às 20:00,na Marques de Itu, 259 - Perto do Metrô República(São Paulo).
Com participações na mesa - Mãe Dida de Xangô do Abassá de Xangô e Ebomy Vicente de Oxagrian Ilê Axé Kalamu Funfun, e participação especial Curimba Filhos de Umbanda
DJ Gledson Lima E Samba De Roda Nega Duda
Apoio Cultural R$5,00
Provem o I CARURU DO SAMBA DE RODA NEGA DUDA
 “São Cosme mandou fazer /Duas camisinha azul. No dia da festa dele / São Cosme quer carurú.”

Na Bahia, principal região onde a cultura africana está mais presente, católicos e tantas outras vertentes religiosas comemoram o dia de Cosme e Damião com uma comida típica originária da África e das religiões que cultuam os orixás, o carurú. Quando se faz o “carurú de santo”, é de costume convidar “sete meninos” – sete crianças normalmente desconhecidas e convidadas na rua mesmo, de última hora – que são servidos antes de todo mundo.
 Ibejy No sincretismo religioso Cosme e Damião são os orixás Ibeji, filhos gêmeos de Xangô e Iansã, divindades protetoras do parto duplo, amigos das crianças e responsáveis por agilizar qualquer pedido em troca de doces – daí um outro costume que é o de distribuir doces para crianças no dia 27 de setembro. Os sete meninos representam os gêmeos e seus 5 irmãos: Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi.
Não percam!
E para quem perdeu o o primeiro Pílulas de Axé homenageando o Orishá OBALUAÊ, SENHOR DA TERRA, ai vai um vídeo!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.