terça-feira, 20 de maio de 2014

A Legião Negra: a luta dos afro-brasileiros na Revolução Constitucionalista de 1932

Compartilhando com vocês a divulgação que recebemos por e-mail. Aproveitem!

A Legião Negra: a luta dos afro-brasileiros na Revolução Constitucionalista de 1932 - editora Selo Negro Edições (1ª edição, 2011), é o  tema do Debate Cedem/Unesp, que será realizado no dia 27 de maio de 2014 às 18h30, promovido pelo Cedem – Centro de Documentação e Memória da Unesp.
Nesse romance histórico, Oswaldo Faustino aborda uma faceta pouco conhecida da história nacional: a participação voluntária de um grande número de afro-brasileiros na Revolução Constitucionalista de 1932, contra o regime de Getúlio Vargas a quem, contraditoriamente, grande parte desses combatentes reverenciava como “pai dos pobres”. 
A cada capítulo, Faustino recria os valores de uma época pautada pelo patriotismo, mas também por um intenso preconceito racial. Um dos méritos do livro é mostrar que, apesar de alijados de direitos e com chances mínimas de ascensão social, milhares de negros aderiram a uma causa estranha à sua realidade – causa que, embora justa, traria ínfimas mudanças à sua situação de excluídos. O autor também busca contar um pouco sobre presença negra na cidade de São Paulo no início do século XX e as dificuldades encontradas no pós-abolição.
Palestrante: Oswaldo Faustino - jornalista, atuou em rádio (Globo, Record, América e Cultura), tv (Manchete e Bandeirantes), revistas (Visão – subeditor do caderno Tempo Livre – e redator da Cineclube Brasil) e em jornais (Agência Folha, Estado de São Paulo e Diário Popular), atualmente é colaborador fixo da Revista Raça Brasil. Militante do Movimento Negro, ator, contista, escritor de roteiros e textos para o teatro e o Movimento Hip Hop; é também locutor do programa sociocultural mensal de rádio web intitulado Rádio Tambor.
Mediação: Antônio Celso Ferreira - historiador, professor da Unesp -  campus em Assis/SP e coordenador do Cedem/Unesp.

Duração: 2 horas

Vagas limitadas: 70

  
 Inscrições gratuitas - enviar nome completo, e-mail e instituição para:
Sandra Santos,  e-mail: ssantos@cedem.unesp.br .
Certificado de participação
Local: Cedem/Unesp: Praça da Sé, 108, 1º andar  (metrô Sé) - (11) 3116 – 1701

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.