quinta-feira, 24 de julho de 2014

Candaces na história afro-brasileira III- África Ocidental



Retrato da rainha Nzinga, 

produzido no século XIX


Nzinga Mbandi Ngola , Rainha Ginga ou ainda Ana de Sousa, são com estes títulos que podemos encontrar informações acerca desta figura histórica que permeia o imaginário da Diáspora, ecoando nos ritos populares.  Rainha de Matamba e Angola, viveu de 1587 a 1663.
Nzinga reina em um momento no qual Portugal busca estabelecer posições em Angola para fortalecer o tráfico de escravos. Nzinga governa na resistência, entre estratégias que compreenderam a conversão ao cristianismo, a diplomacia e as investidas militares. 
A história de Nzinga é repleta de momentos de atrito com as forças coloniais e o tráfico de escravos. 
Segundo a pesquisadora Mariana Bracks Fonseca, que possui uma dissertação acerca da rainha, 
Estátua em homenagem a Nzinga,
em Angola

" capturar Nzinga e reduzi-la à obediência passou a ser um dos objetivos principais do governo português. Em 1626, o governador de Angola, Fernão de Sousa, arquitetou um golpe político para que Are a Kiluanje, um vassalo dos portugueses, assumisse o trono. Nzinga se refugiou na ilha de Kindonga e conseguiu se livrar do cerco usando sabiamente a geografia do local, deslocando-se pelas diversas ilhas do Rio Kwanza. Quando as tropas lusas enfim a encurralaram em Kindonga, ela mandou seus embaixadores informarem que estava disposta a se render e se avassalar. Para isso, no entanto, pediu uma trégua de três dias. Passado o prazo, os portugueses perceberam que tinham caído em um golpe: Nzinga já estava longe dali." Sob seu governo os holandeses ocuparam Angola, e estabeleceram alianças com a rainha contra os lusitanos. 

 Hoje, Nzinga é considerada heroína nacional em Angola, e no Brasil resiste no imaginário das canções populares e nas rodas de capoeira, sempre que se evocar a Rainha Ginga.



Mais referências sobre Nzinga: 

Serrano, Carlos M. H. Ginga, a rainha quilombola de Matamba e Angola. Revista USP, São Paulo (28): 136-141 Dez-fev 95-96. Disponível em:  http://www.usp.br/revistausp/28/10-serrano.pdf

Fonseca, Mariana Bracks.Ginga, a incapturável. Revista de História.com.br. Disponível em:    http://www.revistadehistoria.com.br/secao/retrato/ginga-a-incapturavel-1

Fonseca,Mariana Bracks. Nzinga Mbandi e as guerras de resistência em Angola. Século XVII. Dissertação de mestrado disponível em : 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.